Após um grande desenvolvimento técnico na última década, a internet agora busca se tornar mais humana. Dar segurança às pessoas e tornar o ambiente digital livre de bullying, assédio e violência. A dificuldade é tremenda e exige o desenvolvimento de uma série de ferramentas.
O Facebook já enfrentou problemas com acusações sobre manipulação de eleições e conteúdos extremista. O Google teve questões graves com vídeos no YouTube e problemas internos com funcionários que se colocaram ativamente contra a diversidade. Recentemente, o Twitter criou ferramentas para reprimir conteúdo de ódio.
No Brasil, o Facebook é um dos líderes de iniciativas para melhorar a segurança da internet. No último dia 5, véspera do Dia da Internet Segura, a empresa organizou uma ampla programação voltada para conscientizar adolescentes. Entre as atividades, os jovens deveriam propor soluções para problemas comuns da rotina online deles: xingamentos, assédio, bullying e vazamento de fotos íntimas.
A ideia era abrir canais para que fosse explicado como funcionam as ferramentas para combate esses comportamentos. O encontro ocorreu na Estação Hack, em São Paulo, um espaço dedicado ao desenvolvimento tecnológico, o ensino de programação e o apoio a startups.
Segundo Daniele Fontes, Gerente de Programas de Segurança da rede social na América Latina, uma das prioridades da rede social é "desenvolver tecnologia para manter as pessoas seguras".
Dois dos programas do Facebook para aumentar a segurança dos usuários já foram lançados. Um deles facilita interromper a comunicação de alguém que está sofrendo assédio e o outro permite descobrir se alguém está utilizando fotos de outros usuários de maneira indevida.O Facebook já enfrentou problemas com acusações sobre manipulação de eleições e conteúdos extremista. O Google teve questões graves com vídeos no YouTube e problemas internos com funcionários que se colocaram ativamente contra a diversidade. Recentemente, o Twitter criou ferramentas para reprimir conteúdo de ódio.
Daniele Fontes é Gerente de Programas de Segurança do Facebook
Divulgação/Facebook
— A segurança é a nossa maior prioridade, e trabalhamos constantemente para criar uma comunidade segura dentro e fora do Facebook. Um dos nossos principais desafios é disseminar conteúdo educativo e conscientizar as pessoas quanto aos recursos que elas têm à disposição — afirma Fontes
Comentários